A importância da manutenção de instrumentos de medição de vazão

Para garantir a eficiência do funcionamento dos sistemas de medição de vazão é importante que seja feita, periodicamente, a calibração de medidores. Entenda mais sobre o processo

 

manutencao-instrumentos-medicao-de-vazao

Em fábricas e indústrias, não existe espaço para erros ou desperdícios. O mercado está cada vez mais exigente e é preciso atender a todas essas demandas, sejam elas de segurança ou produtividade, para se manter competitivo no seu setor de atuação. Por isso, calibrações, manutenções preventivas e regulares em equipamentos são procedimentos essenciais para garantir o sucesso de qualquer empresa, e com os diversos tipos de medidores de vazão, não é diferente.

A manutenção em instrumentos de medição de vazão é baseada em três pontos fundamentais:

– Condições de instalação
– Condições de processo
– Engenharia de aplicação.

Se algum desses pontos não estiver alinhado à norma-padrão, o equipamento não estará apto a exercer sua função adequadamente. O problema é que isso pode causar prejuízos, através de desgastes, contaminações, incrustações, entre outros danos, que com certeza, irão diminuir a vida útil do aparelho.
As vantagens de praticar manutenções nos seus medidores de vazão com frequência são enormes. E uma boa dica é utilizar mão de obra especializada para o serviço, isto é, contratar uma empresa de calibração ou mesmo recorrer ao fabricante, caso este conte com o serviço de calibração de medidores.

Você pode solicitar manutenções preventivas, regulares ou pontuais, de acordo com as especificações dos tipos de medidores de vazão instalados em sua empresa. Assim, além de se certificar que o equipamento está funcionando corretamente, você ainda recebe orientações sobre como conservar os aparelhos.
E além de garantir o funcionamento pleno dos seus medidores de vazão, calibração e manutenção também podem identificar possíveis riscos de ocorrências futuras. Assim, você previne danos irreparáveis ao seu equipamento e eliminar incidentes que causariam gastos desnecessários e até mesmo, a parada obrigatória dos aparelhos e, consequentemente, da sua empresa.

Agora que você conhece melhor a importância de realizar a manutenção e calibração de medidores de vazão, não deixe de contar com mão de obra especializada para conduzir o procedimento e garanta o bom funcionamento dos seus dispositivos por muito mais tempo. Para saber mais sobre instrumentos de medição de vazão e conhecer produtos de primeira linha, é só entrar no site da Contech

Compartilhe:

Comentários