Como funciona e para que serve uma chave de nível capacitiva?

Muitos instrumentos de medição são usados em diferentes aplicações no dia a dia das indústrias, porém pouco se sabe da utilidade e funções.
Vamos tentar esclarecer o uso de um desses tantos equipamentos.

 

chave-de-nivel-capacitiva

A matéria prima utilizada nas indústrias precisa ser medida quanto a sua pressão temperatura, volume e outras características.
Para isso um dos instrumentos de medição usado é a chave de nível capacitiva.

Ela não só detecta como controla o nível de sólidos, materiais pastosos, líquidos e outros materiais corrosivos, estejam eles em rigidez dielética constante (baixa ou alta) ou temperatura e pressão ambientes.

A chave de nível capacitiva consegue atuar em uma temperatura máxima de 537ºC, com haste de cerâmica. Ela foi desenvolvida especialmente para situações nas quais não é possível manter contato com o produto ou quando não há opção de utilização de chave convencional.
Mas como funciona na prática?

No interior da sonda há um sensor e quando ele entra em contato com o material sólido, líquido ou pastoso sua constância se altera.
A placa eletrônica micro controlada analisa essa alteração.

A CONTECH tem disponível em seu catálogo chave de nível capacitiva com procedimento de ajustes simples, que detecta nível por meio da aproximação e resistente a vibrações de até 4kg.

Compartilhe:

Comentários