Saiba quais são as principais falhas que podem acontecer em instrumentos de medição

Os instrumentos de medição são essenciais para garantir a segurança e integridade física dos colaboradores

instrumentos-contech

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao adquirir instrumentos de medição não basta apenas instalá-los. É necessário comprar equipamentos de qualidade, realizar manutenções e calibrações regulares e estar atento a eventuais defeitos. Além disso, é importante saber quais são as principais falhas que ocorrem com instrumentos de medição, para saber como agir em caso de imprevistos.

Erro aleatório ou imprevisível

Quando um erro for causado por variações temporais e espaciais elas ocorrem por algum fator aleatório e ou imprevisível. Ele é o produto de uma medição menos a média dos resultados de infinitas medições sob condições de repetitividade. Mas como apenas um número finito de medições pode ser feito, só é possível determinar uma estimativa do erro aleatório. Portanto, ele é imprevisível, mas pode ser evitado, com observações, calibrações e manutenções constantes.

Erro sistemático

É obtido através da média de um número infinito de medições do mesmo objeto, feitas sob condições de repetitividade, menos o valor verdadeiro do mensurando. Como o erro aleatório, suas causas não podem ser perfeitamente conhecidas, mas é possível diminuir os riscos.

Erro grosseiro

O grosseiro é um erro com causa conhecida, como falhas humanas na operação do instrumento de medição ou interpretação errônea dos resultados obtidos. Ele pode ser evitado com profissionais capacitados operando os equipamentos e atenção.

Erro acidental

Ocorre quando um mesmo operador não consegue repetir os mesmos resultados em determinada medição. Pode ser evitado da mesma maneira que o erro grosseiro.

Erro de inserção

Tem origem na montagem do sistema de medição que utiliza mais de um instrumento. Inúmeros erros podem acontecer, como perdas geradas pela resistência do material ou número excessivo de aparelhos. Por isso, é preciso que a instalação seja realizada por técnicos capacitados.

Erro de Paralaxe

Resultado de um erro de observação no valor da escala analógica do instrumento de medição, ocasionado pelo ângulo de visão. É um problema cada vez menos comum, visto que não acontece com aparelhos digitais.

Estes são os principais tipos de erro que podem acontecer com instrumentos de medição. Fica clara a importância de contar com profissionais qualificados para instalação, operação, calibração e manutenção, além de aparelhos de qualidade, como os que a Contech oferece.

 

Compartilhe:

Comentários