Conheça a importância de monitorar gases de efeito estufa

Com certeza, você já ouviu falar do efeito estufa. Ele é um processo físico que acontece quando parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, conhecidos como gases do efeito estufa ou GEE.

monitorar-gases-de-efeito-estufa
Então, esse calor é irradiado de volta para a superfície, o que mantém o planeta aquecido e garante a manutenção da vida.
O efeito estufa é essencial para a Terra, porém, o aumento da queima de combustíveis fósseis, a utilização de alguns tipos de fertilizantes, o desmatamento e o grande desperdício de alimentos elevam a emissão de GEEs. Esses fatores intensificam o processo, causando o fenômeno do aquecimento global, que eleva perigosamente a temperatura do planeta.

Por isso, a monitoração dessas emissões é extremamente importante até em níveis organizacionais menores, e isso inclui indústrias e empresas de inúmeros segmentos. Assim, é dado um passo importante para reduzir a presença dos gases.

Com esse objetivo, é essencial estabelecer um sistema de monitoramento, relato e verificação, ou MRV, de emissões de GEEs. Dessa maneira, são definidos os principais procedimentos e diretrizes para monitorar, contabilizar, quantificar e divulgar as informações a respeito das fontes emissoras, para que possam ser analisadas. A partir daí, são estabelecidas as metas de redução.

E para uma missão importante como o monitoramento de gases de efeito estufa, um produto ganha cada vez mais espaço no mercado: o medidor de vazão mássico termal. O dispositivo, disponibilizado no Brasil pela empresa Contech, monitora as emissões de GEEs e ainda ajuda a reduzir custos de combustível.

Principais Aplicações:

– Monitoramento de Gás de Flare com medições diretas de massa e taxas de vazão do gás do combustor
– Monitoramento de Gás de Ventilação
– Monitoramento de Gás de Biogás e Digestor
– Recuperação de Gás de Digestor de aterros
– Recuperação de Gás de Digestor de águas residuais
– Recuperação de Gás Metano
– Operações de perfuração de poços de petróleo e gás
– Refinaria de Petróleo
– Plantas de processamento químico e petroquímico
– Plantas de distribuição de gás
– Aterros

Principais benefícios do produto:

– Não requer compensação de pressão e temperatura, com excepcional faixa de medição
– Projeto robusto e de baixa manutenção
– Projetado sem partes móveis, o que o torna imune a óleos e partículas e reduz os requisitos de reparos
– Baixo custo de instalação
– Disponível para instalação por inserção ou na versão em linha
Aprovações de segurança:
– Aprovado para operações em áreas perigosas FM/FMc ou alojados em gabinetes NEMA 4X e CE. Modelos com aprovação ATEX / IECEx.

Saiba mais sobre o produto no site da Contech, clique aqui

Compartilhe:

Comentários