O que são rotâmetros e para que servem?

Muitas vezes nossos ambientes de trabalho possuem equipamentos que desconhecemos e não entendemos o seu funcionamento, e isso também se aplica ao rotâmetro.

 

rotametro-contech

O rotâmetro é um medidor construídos nas versões em vidro transparente, acrílico, aço inox com ampla escala de medição, bastante utilizado nas aplicações de medição de vazão de líquidos, gás e ar nas indústrias.

Sua utilização deve sempre respeitar os limites de resistência do vidro utilizado na fabricação do rotâmetro, mantendo as condições de pressão e temperatura dentro desses limites.

COMO FUNCIONA O ROTÂMETRO?

O gás ou o líquido se desloca no rotâmetro partido de sua base até o topo, elevando o cone de medição interno e, consequentemente, aumentando a passagem do fluido. Quanto maior a vazão, mais alto o cone de medição é elevado, o que nos permite fácil leitura da escala métrica.

Como a posição do cone de medição depende da gravidade, e também é afetada pela força exercida pelo fluído, é difícil manter ambas as forças equilibradas, já que o equilíbrio só é alcançado quando a diferença da pressão e a impulsão do fluído compensam a força da gravidade.

COMO ESCOLHER O ROTÂMETRO

Antes de você escolher o rotâmetro ideal é preciso observar alguns detalhes importantes, como:

• Conferir as taxas mínimas e máximas para o medidor de vazão.
• Observar a temperatura mínima e máxima do processo.
• O tamanho ideal da tubulação a ser instalado o rotâmetro.
• Conferir possíveis problemas, como a contrapressão.
• Descobrir a pressão máxima do processo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os rotâmetros, clique aqui e veja todas as características do rotâmetro disponibilizado pela CONTECH, referência nacional em instrumentos de medição.

Compartilhe:

Comentários