Por que é importante medir o pH?

Seja ácido, Básico ou Neutro, o pH tem um papel importantíssimo em nossas vidas.

 

medicao-de-ph

pH significa “potencial hidrogeniônico”, uma escala utilizada para medir acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução. Tamanha é sua importância, que a determinação do pH é realizada em laboratórios de controle de qualidade em diversas indústrias, como a indústria química, de alimentos, bebidas, de cosméticos, farmacêutica, análises clínicas e até no controle da preservação do meio ambiente.

O pH possui uma escala de valores de 0 a 14, com o 7 sendo considerado valor neutro. Qualquer valor abaixo de 7 representa um grau de acidez, com o valor 0 (zero) sendo a acidez máxima, e acima de 7 o pH está alcalino, com 14 sendo a alcalinidade máxima. Apesar dessa escala, valores menores que 0 e maiores que 14 podem ser medidos em determinadas substâncias.

COMO O PH INFLUENCIA NOSSA VIDA

 

Como já foi dito, o teste de pH é realizado em laboratórios de controle de qualidade de diversas indústrias, e caso a medição não seja feita da forma correta, haverá com toda certeza uma queda na qualidade do produto final.

Podemos observar que na indústria alimentícia, por exemplo, o pH é um dos principais parâmetros de qualidade do produto, já que influencia na cor, na capacidade de retenção de água, na maciez da carne, entre outros.

Já no setor agrícola a medida do pH do solo pode interferir na produtividade da safra, então é importante saber o nível do pH do solo para determinar inclusive o que irá ser cultivado, e em cada indústria o pH tem a sua importância.

Agora que você aprendeu sobre a importância de acompanhar constantemente a medição de pH, clique aqui e confira o controlador de pH que a CONTECH, referencia nacional em instrumentos de medição, oferece pra você.

Compartilhe:

Comentários