CALIBRAÇÃO DOS SISTEMAS DE DETECÇÃO DE GASES

Hoje em dia as empresas já compreendem a importância da implementação dos sistemas de detecção de gases em seus processos produtivos, mas muitas delas ainda ignoram a necessidade de manutenção desses instrumentos.

 

deteccao-de-gases

Acontece que a calibração é peça chave para a manutenção correta de um detector de gás, pois é através dela que ocorre o ajuste de precisão que garante a confiabilidade do equipamento instalado.

A falta de manutenção pode induzir erros em investigações ambientais, além de colocar em risco a vida dos trabalhadores. Em frigoríficos, por exemplo, existe uma alta concentração de amônia, um gás altamente tóxico para o ser humano, e se os medidores de gás não estiverem com a manutenção em dia podem prejudicar os trabalhadores.

COMO É FEITA A CALIBRAÇÃO?

A calibração dos detectores é feita com um gás padrão, que atualiza o ponto de referência do detector, independente se ele for fixo ou portátil, assegurando que o produto realize leituras exatas.

É importante lembrar também que a manutenção deve ser realizada periodicamente por um laboratório credenciado RBC – Rede Brasileira de Calibração, a cada 6 meses e com emissão de certificado.

A Contech, além de oferecer os melhores detectores de gás para as mais variadas indústrias, também realiza todo o serviço de calibração dos detectores de gás para garantir a segurança do ambiente e dos processos produtivos.

Compartilhe:

Comentários