Tudo o que você precisa saber sobre Manutenção Preventiva

Muitas vezes esquecida no nosso dia a dia, a Manutenção Preventiva tem um papel importantíssimo nas mais diversas indústrias. Diferente da manutenção corretiva, a manutenção preventiva é feita para que não ocorra nenhum tipo de falha, prevenindo quebras e possíveis problemas a serem solucionados.

 

manutencao-preventiva

 

Algumas áreas como a área de informática, softwares de controle, aviação entre outros, a manutenção preventiva é imprescindível, pois é só assim que é possível garantir o funcionamento dos equipamentos e a segurança também.

VANTAGENS

Através da manutenção preventiva em equipamentos é possível reduzir os riscos de quebra, a degeneração dos equipamentos, além de aumentar a vida útil do produto. Dessa forma é possível criar uma economia eliminando a necessidade de compra de novos itens.

Esse processo de manutenção preventiva deve ser realizado periodicamente, para que não seja necessário chegar à etapa de manutenção corretiva. Por isso a análise e manutenção devem ser feitas por uma equipe qualificada.

A periodicidade também é outra vantagem, pois assim é possível prever os fatos com as peças e a mão de obra, evitando qualquer surpresa no seu orçamento.

DESVANTAGENS

A má organização dos estoques da sua empresa pode ser uma grande desvantagem na hora de realizar a manutenção preventiva, assim como as falhas nas fases de troca e reparo, equipe despreparada para a função, entre outros.

É preciso observar todos esses fatores, pois se a manutenção preventiva se torna mais cara que a prevenção corretiva será necessário verificar qual o processo mais vantajoso para a empresa.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens da manutenção preventiva, aproveite para conhecer os equipamentos que a CONTECH disponibiliza para todo o mercado brasileiro. Acesse o site www.contechind.com.br e faça um orçamento hoje mesmo.

Compartilhe:

Comentários