O que é automação industrial?

Muita gente se pergunta, o que é automação industrial?

 

automacao-industrial

A automação industrial consiste em realizar certos tipos de trabalho através de máquinas, robôs e computadores que possam substituir a mão de obra humana para realizar em menor tempo aquele processo. Mas apesar do processo de automação não incluir a nossa mão de obra, é preciso aprender a programar as tarefas, fazendo com que o nosso esforço seja mental e não mais físico.

Estas mudanças ao serem implantadas em uma empresa, afetam diretamente a saúde de diversos funcionários, já que o processo de automação faz com que as pessoas evitem o contato direto com a linha de produção. Desta forma você também reduz o risco de acidentes e lesões aos funcionários.

Mas se enganam aqueles que acreditam que a automação descarta o processo manual de trabalho. É possível treinar uma pessoa até que um trabalho se torne automático e ela cometa o mínimo de erros possíveis. Então podemos dizer também que a automação parte da necessidade do aumento da produtividade, e não somente da utilização de máquinas nos processos de produção.

Com o passar do tempo e o desenvolvimento de novas tecnologias, a automação passou a ganhar cada vez mais importância para a modernização dos processos industriais. Por isso nós podemos dizer que as vantagens da automação industrial são:

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

Há muito tempo as máquinas substituíram os trabalhos manuais. As máquinas, além de não precisarem de um operador, possuem maior precisão e velocidade. A única exigência para que ela nunca pare de funcionar é uma boa manutenção preventiva e corretiva.

QUALIDADE DO PRODUTO É SUPERIOR

Um funcionário que desempenha por muito tempo a mesma função fica cansado e tem a maior chance de cometer erros devido ao esforço repetitivo. Uma máquina não sofre dos mesmos problemas e pode continuar o processo de produção por horas.

ECONOMIA

Há um desperdício de material menor, e a mão de obra para a produção é reduzida. Os gastos com os equipamentos são pontuais, e você pode manter uma equipe técnica sempre realizando a vistoria necessária.

MAIOR SEGURANÇA

É possível diminuir os riscos de acidentes e fatalidades graças a segurança envolvida na automação de processos, que a cada problema emite alertas através de sons e sensores avisando sobre as irregularidades.

COMPETITIVIDADE

Com uma produção mais rápida você pode aliar o baixo custo do processo à alta qualidade do seu produto, fazendo com que esse se torne um grande diferencial da sua empresa. Outro ponto importante é a capacidade de monitoramento, controle e auxilio na tomada de decisão.

 

ÁREAS ONDE A AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL É UTILIZADA

  • Automobilística
  • Química
  • Alimentícia
  • Agrícola
  • Farmacêutica
  • Petroquímica
  • Metalúrgica

 

O MELHOR PARA SUA EMPRESA ESTÁ NA CONTECH

Para você que lida diariamente na sua empresa com a automação industrial e quer acelerar a sua linha de produção, fale com a CONTECH. Acesse o nosso site e faça agora mesmo uma cotação.

Compartilhe:

Comentários