Prevenção contra o envenenamento por gás industrial

Na indústria a saúde do trabalhador deve ser sempre a prioridade, e é por isso que as empresas têm investido cada vez mais em segurança do trabalho. Um dos principais perigos a que os colaboradores estão expostos é o envenenamento por gás industrial, já que muitos deles são incolores, inodoros e insípidos.

Para estar prevenido contra esse tipo de problema é preciso seguir diversas normas de segurança, além de contar com um sistema efetivo que possa detectar gases prejudiciais a saúde.

Esse sistema pode conter vários equipamentos diferentes que se completam e formam um sistema robusto com detectores de gás.

Prevencao-contra-o-envenenamento-por-gas-industrial

CONHEÇA ALGUNS DOS GASES RESPONSÁVEIS POR ENVENENAMENTO NA INDÚSTRIA

 

Monóxido de Carbono

Inodoro, incolor e insípido, o monóxido de carbono é classificado como asfixiante, pois provoca deficiência de oxigênio nos tecidos orgânicos. Aproximadamente 260 milhões de toneladas deste gás são produzidas anualmente no mundo todo.

Amônia (NH3)

É produzida através da decomposição bacteriana de compostos nitrogenados, como proteínas e ácido úrico. A concentração máxima de amônia permitida na atmosfera é de 25 ppm. Possui odor característico e é extremamente prejudicial em altas concentrações.

Gás Cloro (CL2)

Extremamente tóxico, possui odor irritante e é encontrado em cloretos e cloratos. É aplicado no tratamento de águas, branqueamento na produção de papel e preparação de compostos clorados.

Cianeto de Hidrogênio (HCN)

Também conhecido como ácido cianídrico ou prússico, é um gás incolor com odor amargo que lembra amêndoas. É extremamente volátil e pode ser encontrado nas formas líquida e gasosa. Sais de cianeto são cáusticos e causam sensação de queimação, irritação e até inflamações. Quando queimados, grande parte dos plásticos liberam o gás cianídrico, que pode causar asfixia.

Dióxido de Enxofre (SO2)

Gás incolor e muito solúvel na água. É irritante para os olhos e vias respiratórias. Em concentrações elevadas, provoca efeitos agudos e crônicos, principalmente nos órgãos respiratórios e cardiovasculares. É muito emitido por indústrias, principalmente em centrais termoelétricas à base de petróleo ou carvão e fábricas de ácido sulfúrico.

Sulfeto de Hidrogênio (H2S)

É uma substância incolor, com cheiro desagradável e muito tóxica. Irrita os olhos e afeta os sistemas nervoso e respiratório e pode ser letal em questão de minutos. O gás é encontrado em jazidas de petróleo e gás natural, extração de sal, águas subterrâneas, esgotos sanitários, entre outros. Na indústria, é gerado principalmente por processos de remoção de gases ácidos, tratamento de efluentes e fermentações.

PREVENÇÃO É COM A CONTECH

A CONTECH pode ajudar a sua empresa a prevenir envenenamento por gás com seus equipamentos voltados para sistemas de detecção. O Controlador CTH-UPES possui um painel de multi-funções de detecção de gás e permite ajustar e testar o sistema usando os botões no painel frontal.

A Unidade de Controle de Campo CTH-VECTOR foi desenvolvida para auxiliar na detecção de gases tóxicos e combustíveis com precisão e segurança e funciona como um terminal de controle integrado.

Para ter um sistema de prevenção completo, é importante também utilizar os detectores de gás da Série SGOES utilizam moderna tecnologia de infravermelho para identificar gases de Hidrocarboneto no ambiente.

Para plantas petroquímicas, termoelétricas, navios-tanque e outras aplicações, o Detector de Gás Combustível por Caminho Aberto – Série CTH-TGAES é o equipamento ideal. Os detectores de modelo TGAS possuem um sistema de detecção de gás por infravermelho de caminho aberto que proporciona a monitorização contínua da concentração de gases combustíveis de hidrocarboneto. A aplicação desse sistema pode substituir até 12 detectores de gás fixos.

Gostou? Acesse agora mesmo o site da CONTECH e confira os melhores produtos para você combater o vazamento de gases industriais na sua empresa. Faça agora mesmo um orçamento com a sua equipe!

Compartilhe:

Comentários