Espuma no tanque de aeração – Como diminuir?

Você sabia que as diferentes cores de espumas no tanque de aeração podem representar problemas para a operação do sistema como um todo? O desafio é manter a espuma no nível ideal de produção com a correta aplicação dos produtos químicos, líquidos, ou por outros métodos de controle – Leia abaixo as possíveis causas e como resolvê-las.

espuma-no-tanque-de-aeracao

Espuma branca

  • Circunstância

Novas plantas, baixa idade de lodo, sobrecarga, baixa concentração de sólidos suspensos totais no tanque de aeração e A/M elevado, são questões favoráveis para esse tipo de situação.

  • Motivo

Isso ocorre devido o retorno inadequado do decantador secundário para tanque de aeração, por baixa concentração de sólidos suspensos totais no tanque de aeração, descarte de lodo excessivo, alta carga orgânica após um prolongado período de baixa carga, alta toxicidade, pH fora da faixa operacional, severas variações de temperaturas, baixo oxigênio dissolvido, deficiência de nutrientes, carga hidráulica elevada e a perda de sólidos no efluente final.

  • Correção

Verifique a taxa de retorno de lodo, mantenha a manta de lodo no decantador secundário (de 0,3 a 1,0 metro), aumente a vazão de reciclo para o tanque de aeração a fim de minimizar a perda de sólidos no decantador secundário, importe lodo biológico de outra estação (semente) e, caso seja necessário, evite a entrada de material tóxico. Além disso, monitore a descarga de efluentes industriais significativos ou que possam impactar na estação.

Espuma marrom

  • Circunstância

Plantas operando com baixa carga, plantas capazes de nitrificar, presença expressiva de Nocardia ssp (microorganismo filamentoso) e alta idade de lodo.

  • Motivo

Baixo A/M, maior produção de lodo do que o normal (devido a mudanças climáticas e altas temperaturas) descarte de lodo não planejado e/ou involuntário, medidas corretivas, caso não seja necessária a nitrificação, aumenta o A/M e diminui a idade de lodo. Pode remover a espuma da área de bombeamento do retorno de lodo e checar a programação de descarte de lodo.

  • Correção

Se a nitrificação não for necessária, aumente o A/M e diminua a idade de lodo, remova a espuma da área de bombeamento do retorno do lodo e verifique a programação de descarte de lodo.

Espuma preta

  • Circunstância

Devido ao baixo oxigênio dissolvido, condições anaeróbias e corantes provenientes de fontes industriais.

  • Correção

Aumente a taxa de aeração, reduza a concentração de sólidos suspensos totais no tanque de aeração e invista nas fontes industriais.

Soluções em medição de vazão

Se você trabalha com estações de tratamento de esgotos, a Contech disponibiliza para todo o mercado os melhores equipamentos industriais para facilitar no processo de tratamento de esgoto.

Acesse o site da CONTECH e faça um orçamento para a sua indústria.

 

banner_contech_cta3_draft1_26_set_18_ll

Compartilhe:

Comentários