Medidas de segurança para proteção contra incêndios e explosão em correias transportadoras

O Regulamento de Segurança contra incêndio do Estado de São Paulo utiliza algumas medidas de segurança para a prevenção de incêndios e explosão em silos.

 

Esta instrução técnica destina-se a todo silo destinado à armazenagem de cereais e seus derivados, sementes oleaginosas, sementes agrícolas, legumes, açúcar, farinhas, entre outros produtos que possam gerar explosões.

protecao-contra-incendios-e-explosao

Tipos de silos

Silo é uma estrutura destinada ao armazenamento de cereais e seus derivados, sementes oleaginosas, sementes agrícolas, legumes, açúcar, farinhas, entre outros produtos que gerem ambiente explosivo. Podem ser silos horizontais, silos semiesféricos e silos verticais.

Silos horizontais – é um grande depósito horizontal, onde prevalece a relação da base maior que a altura. O piso e a parte da construção lateral podem situar-se abaixo do nível do sol para aproveitamento do talude.

Silos semiesféricos – são grandes depósitos horizontais cobertos no formato de calota. O piso e parte da construção lateral podem situar-se abaixo do nível do solo para aproveitamento do talude.

Silos verticais – em formatos de cilindro, construídos em concreto ou em chapas de aço.

Produtos para proteção contra incêndio em transportadores de correia

 

A Contech oferece alguns componentes para a prevenção de incêndio e explosões em transportadores de correria que são aprovados e certificados por órgãos internacionais, são eles:

CTH-Signaline-FT: é um detector linear de temperatura fixa que detecta a acumulação de calor de qualquer ponto ao longo do comprimento. Está disponível em quatro configurações de temperatura diferentes e duas opções de cobertura externa. É adequado utilizá-lo em uma ampla gama de aplicações. Ao atingir uma determinada temperatura, o sinal é enviado para a central de alarme de incêndio.

CTH-IPES-UV/IR: os modelos de detectores de chama UV/IR utilizam a combinação das tecnologias ultravioleta e infravermelha para a detectar calor, coletando informações a partir das duas tecnologias. Quando trabalhadas em conjunto, os falsos alarmes são minimizados.

CTH-ML322: é a Central de Detecção e Alarme de Incêndio com Comando para Extinção, com saída temporizada para comando de extinção, bloqueio e disparo do sistema.

Equipamentos complementares: benefícios e principais aplicações

Acionadores Manuais, Detectores de Temperatura, Indicadores Visuais para qualquer ambiente e aplicação: projetados para suportar ambientes mais agressivos; construído a partir de ABS leve, resistente a impacto e ao fogo; proteção contra jatos de água de todas as direções; invólucros IP-66/67, com eletrônica resinada; indicadores visuais com lâmpada LED, consumo de corrente inferior e sem redução no desempenho.

Equipamentos para áreas com emissão de gases, vapores ou poeiras combustíveis: acionadores manuais; indicador sonoro; indicadores visuais e indicadores áudio visuais; detectores de temperatura fixa e óptico de fumaça.

Válvula de dilúvio operada por solenoide: é uma válvula de controle tipo “abre-fecha” que se abre ou se fecha ao receber um sinal elétrico enviado ao controle piloto do solenoide. Esse sistema alternadamente aplica ou alivia a pressão na câmara do diafragma da válvula principal. Fornecida fechada ou aberta. Para as aplicações de água marinha é recomendável utilizar a válvula principal 100GS/2100GS.

banner_contech_cta3_draft1_26_set_18_ll

Entre no site da Contech agora mesmo e veja as soluções completas que oferecemos às indústrias.

Compartilhe:

Comentários